quarta-feira, 29 de junho de 2011

Origem do Batom


Não é de hoje que as mulheres usam produtos para deixar os lábios mais belos, atraentes e protegidos.






O costume de colorir os lábios tem raízes no Egito. As Esposas dos Faraós adornavam-se com um intuito de ficarem mais belas, recorrendo sempre ao tom vermelho, sexualmente apelativo.  O busto da rainha egípcia, Nefertite, que morreu no ano 1345 antes de Cristo, exposto no Museu de Berlim, prova que lábios femininos já eram pintados naquela época. Essas pinturas eram feitas com pigmentos naturais como raízes, plantas e pós, confeccionadis de forma caseira.



Na Grécia Antiga, uma lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento.
No século VI, na Espanha, só usavam batom mulheres das classes mais nobres.
Na Inglaterra a rainha Victoria, ao assumir o trono em 1837 proibiu o seu uso e disse que era aceitável somente para prostitutas .





Foi só no século XIX que o batom tornou-se popular. Em 1921, apareceu pela primeira vez embalado em um tubo e vendido em Paris. O sucesso foi tanto quem, em 1930, os estojos de batom dominaram o mercado americano e daí espalharam-se por todo mundo.




No Brasil virou febre de consumo a partir dos anos 1930, mas ainda era polêmico o seu uso, uma vez que geralmente era usado pelas mulheres de cabaret que o aplicavam para aumentar o poder de sedução.

                                                      
 
Hoje, em dia, na linha dos cosméticos o batom é um dos produtos de beleza mais vendidos do mundo. É encontrado em diferentes modelos, cores e textura, oferecidos pelas mais variadas grifes, indo dos mais populares aos mais sofisticados.É só escolher...

    
Compre na Loja Virtual Bella Diva Make up

2 comentários:

  1. Olá, também já estou te seguindo!!
    Adoro os produtos da NYX!


    www.belezademoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá florzinha seja bem vinda ao Tricotando a Vida ...obrigada por seguir e claro já estou seguindo seu bloguito tbm boa sorte viu...
    Beziquinhos doces..
    http://drikabello.blogspot.com/

    ResponderExcluir